Isso mesmo! A Páscoa é um momento para apreciar receitas deliciosas com um bom vinho, assim como o Dia dos Namorados pede o rótulo preferido do casal para acompanhar uma caixa de bombons finos ou o clássico fondue doce.

Mas afinal, que tipo de vinho combina melhor com o chocolate? Existe uma harmonização mais adequada que outra? Vamos sanar essas e outras dúvidas neste texto, além de dar dicas de receitas deliciosas com os produtos que você mais gosta.

Confira!

Vinho e chocolate: dicas para a melhor harmonização

Você ficou com vontade de testar essa mistura deliciosa, mas não sabe por onde começar? A gente tem algumas dicas para acertar nas combinações.

Vinho encorpado e chocolate amargo

Um bom primeiro passo para essa harmonização é iniciar com um chocolate que tenha menos açúcar e gordura, ou seja, o chocolate amargo (entre 50% e 70% cacau). Isso porque o excesso desses ingredientes pode prejudicar a percepção de outros sabores.

Quanto ao vinho, prefira um exemplar mais encorpado e aromático, com alto teor de açúcar residual. Ainda está em dúvida? Um vinho tinto de sobremesa tem tudo para fazer a sintonia perfeita!

Vinho licoroso e chocolate ao leite

Uma das harmonizações mais clássicas entre vinho e chocolate se dá justamente pelas características da bebida: mais encorpado, fortificado e que mantém o açúcar natural da fruta em seu processo de fermentação.

Ou seja, um vinho licoroso equilibra-se perfeitamente com o peso do chocolate. Só tome cuidado para não exagerar! Esse tipo de bebida tem a graduação alcoólica mais elevada — e não há chocolate que resolva isso.

Vinho tinto seco e chocolate com alta concentração de cacau

Os chocolates 75% são a companhia perfeita para o vinho preferido dos brasileiros: o tinto seco — como o Cabernet Sauvignon ou o Syrah. Para deixar tudo ainda melhor, prefira um vinho que passou pelo barril de carvalho, pois esse processo deixa o paladar mais amadeirado.

Fonte: www.pergola.com.br