Receber amigos em casa já é uma delícia, mas pode ficar ainda mais com uma noite de queijos e vinhos. Apesar de ser um evento informal, feito para conversar e rever pessoas queridas ou até para um encontro romântico, ele mantém seu toque de charme e elegância.

  1. COMO HARMONIZAR QUEIJOS COM VINHOS?

Essa é a pergunta mais frequente entre os amantes de vinho. Como o sabor do queijo não deve cobrir o do vinho, a resposta se mostra bem simples: os queijos mais fortes combinam com vinhos igualmente fortes, encorpados e com mais textura. Já os mais frescos, harmonizam tanto com os vinhos leves como os vinhos secos. Uma recomendação é escolher os queijos de acordo com os vinhos previamente selecionados.

Simplificando:

Queijos mais fortes, como Gorgonzola, Ementhal e Roquefort se encaixam perfeitamente nos vinhos Merlot, Cabernet Sauvignon e Malbec.

Queijos mais cremosos e suaves, como Brie, Camembert e Muçarela de Búfala, acompanham vinhos tintos leves, como um Pinot Noir e Cabernet Flanc e brancos, como o Chardonnay.

Queijos de sabor suave, como Gouda e Reino, vão muito bem com tintos leves, como Pinot Noir e brancos secos, como Sauvignon Blanc.

Queijos de textura mais firmes, como Parmesão e Gruyère ou Suíço, se adaptam bem aos tintos leves, como Cabernet Franc e Pinot Noir e também aos brancos secos, como Sauvignon Blanc.